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Inovação - Por que você está provavelmente falhando em inovação?
Inovação (Publicado em: segunda, 13 de maio de 2019 )

Por que você está provavelmente falhando em inovação?

A verdadeira inovação envolve mais do que vestir roupas da moda: é um investimento significativo de tempo e dinheiro.
Quase todas as startups que procuram fazer ondas em seu setor acabarão falando sobre inovação em um ponto ou outro. "Inovação" é aquela palavra mágica que sinaliza a capacidade de uma empresa prosperar e não apenas sobreviver no mundo lotado de startups. E, sim, pode ser fácil falar sobre isso, mas, na verdade, montar uma empresa para obter sucesso inovador é um pouco mais complicado.

Em suma, fomentar a inovação resume-se em reconhecer que todos os recursos alocados à inovação poderiam, no curto prazo, ser melhor alocados em outros lugares. Isto é especialmente verdadeiro para startups, onde cada centavo - e cada segundo - conta. 

Em seu recente livro, Imagine It Forward ,  Beth Comstock, ex-executiva da NBC e da General Electric,  analisou  o que significa uma empresa encorajar a inovação da maneira certa. Para muitas empresas, a inovação é apenas superficial, escreveu ela. As empresas criam títulos sofisticados como "diretor de inovação" e jogam dinheiro em um projeto ou dois fracassados ??para se declararem "inovadores".

A verdadeira inovação, no entanto, envolve mais do que vestir roupas da moda: é um investimento significativo de tempo e dinheiro.


Por que a inovação é tão difícil.
Justificar o custo da inovação para os funcionários preocupados com a segurança no emprego pode ser difícil, porque não há uma maneira real de prever um retorno significativo do investimento. Os membros da equipe também são rápidos em questionar os motivos por trás de novas iniciativas que podem mudar suas descrições de trabalho ou comprometer totalmente esses trabalhos.



Combine essas questões com o custo financeiro associado, e o resultado pode ser apenas um monte de pessoas que estão prestando atenção à inovação sem colocar nenhum trabalho real em prática. O que resta é uma ideia nebulosa que não leva uma empresa a lugar nenhum.

Isso tudo soa assustador, mas não precisa ser. A inovação requer um grande comprometimento em tempo e dinheiro - e o sucesso nem sempre é garantido. Mas com as pessoas e sistemas certos, mesmo os fracassos que a inovação às vezes produz podem, em última análise, ser benéficos. A chave é descobrir onde a inovação realmente se encaixa dentro de uma empresa, em vez de apenas abordá-la como uma reflexão tardia.

Como incentivar o tipo certo de inovação
Um grande obstáculo que os empreendedores enfrentam quando procuram inovar é descobrir o que essa palavra realmente significa para eles. Para uma empresa, a inovação pode significar a implantação de uma  força de vendas de realidade virtual . Por outro lado, isso pode significar usar um Documento Google compartilhado para acompanhar as alterações. A inovação efetiva pode ser muito diferente, dependendo do contexto.

É por isso que é vital estabelecer uma base sólida que apoie o desenvolvimento de novas ideias e soluções dentro de uma empresa. Aqui estão quatro passos para levar as pessoas e os processos corretos para o seu sucesso inovador:

1. Decida se a inovação é realmente necessária.
Só porque algo está na moda não significa que seja certo para todo empreendedor. A inovação certamente pode ser boa para os negócios, mas apenas se for realmente útil para o modelo de negócios.

Uma das maiores bolsas de inovação da história foi a  New Coke . Ninguém pediu à Coca-Cola para mudar sua receita, mesmo que estivesse perdendo testes de sabor para a Pepsi. E o que era importante aqui era que a Coca-Cola não conseguiu tirar a lição certa de sua pesquisa e, em vez disso, gastou milhões de dólares em uma nova fórmula e campanha de marketing, apenas para rapidamente voltar ao que as coisas eram.

Em suma: Inovação por inovação é apenas uma maneira de jogar um bom dinheiro depois de ruim.

2. Ativamente defenda a inovação.
Se a inovação é realmente o caminho certo para a frente, certifique-se de que sua gerência está fazendo tudo ao seu alcance para promovê-lo de dentro. A inovação muitas vezes começa forte e desaparece porque não tem suporte contínuo real. Leva tempo para que novos hábitos ou conceitos sejam aceitos, e geralmente isso acontece quando se tem as pessoas certas para ajudar esses novos conceitos e hábitos a se enraizarem.


A Vodafone, a empresa britânica de telecomunicações, é um excelente exemplo de uma empresa que se esforça para criar campeões cujo principal objetivo é descobrir e definir o que a inovação deve significar para a empresa. O Programa de Inovação da Vodafone   é uma rede distribuída de 60 funcionários em toda a empresa cuja principal tarefa é trabalhar diretamente com os clientes e encontrar novas soluções para uma variedade de questões.

3. Seja tolerante com algum grau de falha.
O fracasso é uma parte inevitável da inovação. A melhor solução geralmente vem somente depois que algumas tentativas ruins foram descartadas primeiro.

Às vezes, criar uma cultura em que a inovação realmente vive significa ter um processo para tentar coisas novas e, em seguida, abandoná-las rapidamente se o valor delas não for alcançado. A Nike, por exemplo, adotou uma atitude bem-sucedida de “ falhar rápido ” que encoraja a experimentação e a prototipagem, em vez de punir todas as tentativas que não funcionem.

4. Em caso de dúvida, procure ajuda externa.
Não tenha medo de contratar uma agência de inovação ou um grupo de transformação digital para ajudar no workshop de algumas idéias. Embora uma empresa externa envolva um gasto maior, o pensamento externo pode ajudar a unir todas as partes interessadas e filtrar o que está sendo dito sem levar consigo nenhuma bagagem política da organização.

Empresas como a  Target e a Dominos  usam esses tipos de agências para prototipar novos produtos ou designs antes de avançar com eles.

No final das contas, a inovação de sucesso não vem de um comunicado à imprensa e de alguns memorandos. Vem de um esforço concertado e contínuo e de uma base de transparência e confiança no processo.



O papel de todos nos esforços de inovação deve ser claramente definido desde o primeiro dia, e o feedback e a colaboração devem ser encorajados durante todo o processo. As prefeituras e o crowdsourcing são partes integrantes do processo e reforçam a crença de que a inovação não é sobre um único líder ou uma ideia de mudança de vida - é um esforço de equipe.

Investindo nas pessoas certas e criando uma estrutura que estimule a experimentação e a resolução proativa de problemas, toda e qualquer startup pode ajudar a inovação a florescer de uma maneira que realmente faça sentido para aquela empresa em particular.
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