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Startando (Publicado em: sexta, 24 de maio de 2019 )

Para ter sucesso nos negócios, você precisa de uma mentalidade de startup

Escalabilidade, inovação e interrupção têm um alto custo.
Startups nascem em escala. Eles são criados para procurar e validar um modelo de negócios escalonável de uma maneira que possa ter um grande impacto no mercado ou como um problema foi tradicionalmente resolvido.

Os aspectos de inovação, interrupção e escalabilidade de uma startup, são os motivos pelos quais eles são diferentes das pequenas empresas e, mais importante, por que eles não podem ser tratados ou construídos como uma pequena empresa ou subversão de uma grande empresa.

Pequenas empresas são criadas para gerar lucros e garantir participação no mercado local. Embora as pequenas empresas também tenham o potencial de se transformar em grandes empresas, a força motriz por trás de seu crescimento é a expansão nacional e internacional por meio de equipes maiores, fornecimento, fabricação e canais de distribuição.

Quando o WhatsApp foi adquirido por mais de US $ 19 bilhões, tinha apenas 55 funcionários. Instagram, YouTube, Viber, Skype e Tumblr tinham 13, 65, 50, 911 e 178 funcionários, respectivamente.

A tecnologia é um facilitador e a razão pela qual as startups podem escalar tão rapidamente com um modelo de negócios repetitivo e uma pequena proporção de usuários para funcionar, diferentemente das pequenas empresas.

Por exemplo, contadores públicos certificados administram uma pequena empresa e o núcleo de seu serviço é fornecido por eles ou por sua equipe. Embora a tecnologia os ajude a fazer seu trabalho ou economizar tempo em tarefas repetitivas, eles não podem atender a um cliente sem investir tempo para revisar e concluir suas declarações fiscais.

Por outro lado, startups como a TurboTax criaram uma plataforma escalonável que permitia atender centenas de milhares de pessoas sem precisar do mesmo número de provedores de serviços. Um modelo de negócios escalonável impulsionado pela tecnologia permitiu que essa startup crescesse exponencialmente em um ritmo que uma empresa pequena ou média não pode igualar sem investir muitos recursos.

Escalabilidade, inovação e interrupção têm um alto custo. Enquanto cerca de 50%  das pequenas empresas falham nos primeiros quatro anos, 90% das startups não conseguem e, para aquelas que fazem isso, várias delas encontram experiências de quase-morte ao longo do caminho.

Felizmente, várias metodologias de desenvolvimento de produtos e startups foram introduzidas para fornecer aos empreendedores estruturas para aliviar o risco de falhas e aumentar a previsibilidade do sucesso das startups, minimizando os custos, seja tempo ou dinheiro.

Muitas dessas práticas também podem ser aplicadas para iniciar e desenvolver pequenas empresas. Aqui estão duas maneiras que uma mentalidade de desenvolvimento de startup pode ajudá-lo a iniciar pequenos negócios em bases mais sólidas.

1. Aproveite os recursos existentes.

Ao contrário das pequenas empresas, que normalmente executam modelos comprovados, as startups são criadas para procurar um modelo de negócios repetitivo e escalonável. Como tal - e após a crise pontocom que resultou em falhas massivas devido a startups investirem centenas de milhões de dólares no pressuposto de que seus modelos de negócios são validados - vários princípios foram introduzidos para ajudar as startups a aliviar riscos, validar idéias rapidamente e construir em resposta à demanda, em vez de se basear em projeções imprecisas.

As metodologias de desenvolvimento enxutas e ágeis envolvem a implementação de um processo iterativo que começa validando as necessidades e expectativas do cliente qualitativamente por meio de entrevistas seguidas de versões pequenas e rápidas de produtos para testar quantitativa e continuamente, em vez de investir quantidades significativas de tempo e dinheiro criando um produto avançado que ninguém precisa ou quer usá-lo da maneira como foi originalmente hipotetizado.

Criando uma landing page simples onde os usuários são solicitados a enviar suas informações fiscais, pensando que seus retornos serão processados automaticamente quando, na realidade, o fundador estiver executando manualmente os números no back-end e, em seguida, enviando um relatório limpo, é um exemplo de um MVP que pode ser executado de forma rápida e barata, fornecendo informações valiosas sobre as necessidades e expectativas do usuário.

Como isso é relevante ou aplicável a pequenas empresas? A maioria dos proprietários de pequenas empresas não consegue iniciar devido à falta de dinheiro. A execução é muitas vezes adiada até que o negócio previsto é criado com perfeição seja um restaurante, lavagem de carros, uma empresa de logística ou salão de cabeleireiro.

Adotar uma abordagem enxuta para iniciar pequenas empresas implica deixar as maiores despesas para o final, usando os recursos existentes e concentrando-se em fazer o trabalho. 

No caso de um restaurante, ele poderia estar usando sua própria cozinha e veículo para entregar. Inicie um negócio de lavagem de carros sob demanda antes de comprar todo o equipamento caro e alugar um espaço comercial. Siga a mesma abordagem para iniciar um salão de cabeleireiro ou uma empresa de logística, um caminhão de cada vez.

2. Vender primeiro, construir em seguida.

Muitas vezes acredita-se que um produto deve ser bom ou único o suficiente para um negócio existir. A verdade é que os empreendedores que "dão" o seu sangue, suor e lágrimas para construir algo com muita perfeição, a ideia ou trabalho pode parecer medíocre quando avaliados alguns meses depois. A ideia de construir uma versão perfeita do produto ou serviço antes de oferecê-lo para um possível cliente, é muito arriscado.

Combinando os princípios compartilhados acima com as pré-vendas, os fundadores podem minimizar significativamente o risco do negócio, já que eles construirão em resposta à demanda, com maior certeza. Embora o produto possa, posteriormente, não atender às expectativas do comprador, seu valor pode ser validado rapidamente com os compromissos financeiros.

Os pesquisadores e consultores Homayoun Hatami, Candace Lun Plotkin e Saurabh Mishra descobriram que as empresas que vendem seus produtos, antes mesmo de criá-lo, obtêm taxas de retenção e aquisição de clientes acima da média de 40-50% e 80-90%, respectivamente.

Não importa o produto, várias campanhas de marketing podem ajudá-lo a executar uma estratégia de pré-venda. No entanto, desde que você está vendendo uma promessa, as pessoas criarão expectativas em você, portanto, pessoalmente, conhecer seus compradores ideais, mostrando sua paixão e seriedade, além de amostras ou um protótipo é como você será mais eficaz na preleção de sua ideia. 

Paul Graham, investidor e co-fundador da Y-Combinator  disse uma vez , "é melhor ter 100 pessoas que te amam do que um milhão de pessoas que gostam de você." Encontre seus 100 grandes fãs, mesmo que seja necessário conhecê-los uma pessoa de uma vez.

Esses fãs ajudarão você a criar uma versão melhor do seu produto, fornecerão depoimentos e alcançarão o alcance de você, já que convidam outras pessoas a comprar de você.


O financiamento de empresas é considerado há muito tempo o único combustível para a iniciação e o crescimento dos negócios. Não mais.

 Hoje em dia, empreendedores sérios podem começar pequenas empresas e startups, concentrando-se em fazer o trabalho de seus clientes ou resolver problemas, aproveitando os recursos existentes, prenunciando a ideia e entregando valor por meio de abordagens não escalonáveis.


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