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Startando - Descubra as oportunidades de mercado com esta estratégia de roadmapping
Startando (Publicado em: segunda, 13 de maio de 2019 - Última atualização: 02/08/2019 - Sex - Este artigo recebeu 1 upgrade)

Descubra as oportunidades de mercado com esta estratégia de roadmapping

Esses cinco passos ajudarão você a traçar uma jornada realista e manter-se responsável ao longo do caminho.
Sem uma estratégia clara, as empresas costumam se desviar do foco.

Esses cinco passos ajudarão você a traçar uma jornada realista e manter-se responsável ao longo do caminho.

Aqui estão cinco etapas para lucrar com oportunidades de mercado existentes e garantir o sucesso de sua startup.

1. Defina os objetivos.

Os produtos de maior sucesso não são necessariamente as soluções mais inovadoras em seu nicho. No entanto, eles têm uma coisa em comum: invariavelmente, concentram-se em resolver um problema em seu mercado. Seu roteiro começa definindo os objetivos do seu produto e descrevendo como sua oferta pode atender aos requisitos do mercado.  

Você obterá maior interesse do consumidor se você se concentrar em definir o porquê do seu produto em vez do que (recursos) e como (detalhes técnicos). Tente colocar e responder perguntas como: "Por que os consumidores se interessariam por esse aplicativo?" ou "Por que as preferências de mercado são como são?" Liderar com perguntas de desafio pode ajudá-lo a entender a base da motivação do cliente e as necessidades do mercado. Juntos, esses fatores fornecem a diretriz estratégica para estabelecer o roteiro do produto.

2. Descreva o período de tempo.

Quando se trata de um roteiro de produtos, as startups, sem dúvida, têm menos tempo para alocar do que as empresas estabelecidas. Seu mapa também deve ter mais flexibilidade para que você possa se adaptar a cenários de mercado que mudam rapidamente. Um número de startups bem-sucedidas começou em um caminho totalmente diferente antes de serem dinamizadas. Seu roteiro deve permitir que você faça alterações e ajuste as prioridades de acordo com as necessidades do mercado.

Roadmapping geralmente é um exercício voltado para o futuro que incorpora novos recursos e ideias para capturar a atenção do mercado. Concentre-se em gerar o máximo interesse do cliente no menor tempo possível. Implemente apenas alguns elementos selecionados em sua oferta inicial de produtos.

3. Wireframe e protótipo.

Um wireframe é um modelo de baixa fidelidade do aplicativo final. Pode ser algo tão simples como um esboço em papel ou uma versão básica na tela - o objetivo é ajudar a visualizar seu conceito de aplicativo. Protótipos, por outro lado, são representações de alta fidelidade. Eles essencialmente contêm os recursos "obrigatórios" do aplicativo, bem como os componentes "agradáveis" que você adicionará mais tarde no processo de desenvolvimento.  

A prototipagem é um aspecto importante do roadmapping do produto. Você descobrirá vários benefícios iniciando com um produto viável mínimo (MVP) antes de lançar a versão completa. O MVP atua como um modelo para entender o cenário atual do mercado e o escopo de mercado futuro do seu produto digital. Também reduz os custos de preços, permitindo uma flexibilidade crucial.

Um protótipo interativo e clicável é uma ótima ferramenta para validar seu aplicativo antes do lançamento real. Prototipagem dá clareza absoluta em termos de fluxo de usuários e interações dentro do aplicativo. Tem outros aspectos positivos também. Ele pode ajudá-lo a avaliar a resposta esperada do mercado ao seu produto e permite que você faça demonstrações de MVP ao levantar fundos para a sua inicialização.

Usar o dinheiro efetivamente pode fazer ou quebrar sua jornada empreendedora. O capital limitado durante o estágio inicial de desenvolvimento torna a prototipagem ainda mais valiosa. Aprender o que funciona e o que não vai revelar a direção certa. Você pode investir fundos onde eles terão o maior impacto, em vez de gastar para desenvolver aplicativos inchados que podem não atender às exigências ou expectativas do mercado.

4. Refine seu produto.

Você precisará testar seu produto antecipadamente e avaliar o desempenho do aplicativo de acordo com um conjunto de parâmetros. É a única maneira de determinar se sua oferta pode ser um sucesso em sua forma atual.  

Depois de preparar o protótipo, você pode começar a fazer ajustes. Este é o momento de incorporar elementos extras de design, recursos e funcionalidades. Cada vez que um novo recurso é ativado, é uma oportunidade de gerar novidades para seu aplicativo no mercado. O produto efetivamente se torna sua própria ferramenta de marketing.

Seu roteiro estratégico funciona como um guia durante esse estágio do processo de desenvolvimento. Ele mantém você responsável pela linha do tempo estabelecida. Também dá aos seus investidores e parceiros uma visão do seu plano. Como tal, o roteiro é fundamental para estabelecer confiança e credibilidade dentro de sua rede - ativos essenciais para qualquer empreendedor.

5. Encontre o produto / mercado.

O ajuste do produto / mercado são palavras-chave douradas para garantir o sucesso do produto. Todos os produtos fabricados e todos os aplicativos lançados têm o mesmo objetivo final: alcançar a adequação com seus clientes. Afinal, um produto viável se comercializa de boca em boca entre os clientes.

Mas o ajuste do produto / mercado não é um mero destino. O processo de desenvolvimento do cliente é um círculo iterativo com quatro fases contínuas: desenhar o processo de negócios, testar o problema, contratar um desenvolvedor e testar a solução por meio de um protótipo.

O processo dinâmico está constantemente mudando e mudando, e você precisa trazer uma mentalidade semelhante. Esteja disposto a mudar em uma direção que possa ser diferente daquela que você imaginou originalmente. E fique tranquilo sabendo que, se o seu produto retornar um desempenho robusto, você está definitivamente no caminho certo.



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